Esta obra que se configura como uma propedêutica ao estudo e aprendizado da dança, O Compêndio de Ballet Clássico, a arte de Terpsícore, revela-se acima de tudo uma obra preciosa. Nesta obra, com uma breve exposição da história da dança, em especial do ballet clássico, além de fornecer acesso a informações sobre o ballet na Itália e França e sua introdução, seguido do seu desenvolvimento, na Rússia para além da história da dança e de sua relevância para o homem, enquanto expressão de sua vitalidade, aqui o ballet é despido para dar uma relevante contribuição para o seu ensino. Podemos através da leitura do Compêndio passear assim dos fundamentos técnicos da dança, sem que a perca a sua poesia. No ballet, o dançarino luta constantemente contra as leis da natureza. Como um pássaro, desafia as leis da gravidade em piruetas e grandes saltos que consolidam a liberdade no domínio técnico, sem a perda da dimensão artística.
A poesia que se materializa no espetáculo de ballet aqui tem a mesma relevância que seus fundamentos técnicos. A arte mantém uma dialética com a natureza manipulada, adestrada pelo bailarino. Eis a prova de que o homem vence a natureza, não apenas através do domínio da mesma pelas técnicas, apenas possíveis após a Revolução Científica Moderna, mas principalmente através de formas artística que fazem parte da vida do homem deste os tempos que houve a ruptura entre este e a natureza.
Outro ponto positivo da obra é a forma é como apresento as terminologias próprias do ballet. Ele expõe as suas técnicas, métodos de ensino e nos presenteia com um breve estudo sobre anatomia que se mostra imprescindível para o aprendizado de dança, em especial o ballet clássico. Por isso é útil aos aficionados pelo ballet, necessário para aqueles que estão sendo iniciados na dança ou seus mestres. Aqui encontramos orientações práticas como a idade correta para o início das aulas de ballet e o vocabulário francês próprio da dança.
Em suma, este opúsculo apresenta de forma rápida, com leitura leve, as questões principais concernentes ao ballet clássico, apresentando-se como ótimo manual. A todos, não importa idade, tampouco o envolvimento com a dança, seja mero espectador, seja estudante ou professor de ballet, bailarino ou bailarina, trata-se de uma promessa de boa leitura.
Tadeu Ribeiro é professor, coreografo e diretor de ballet. Como escritor, Tadeu Ribeiro é autor de quatro obras: Tadeu Ribeiro em 3 tempos, Travessia, Estrada Real e Ballet Clássico Arte de Terpsicore.
Adquira o seu exemplar; nos link´s abaixo.
Ficou com dúvidas?
Fale direto com o Autor Prof. Tadeu Ribeiro pelo Whatsapp: 42 99826 9396
Nenhum comentário:
Postar um comentário